Faça você mesmo

Neste item vamos apresentar não apenas o modo de reproduzir este experimento mas também possibilidades de obtenção dos dados via web através de servidores de sensores gratuitos.

A montagem em si é bem simples: são duas calotas de alumínio pintadas em sua parte interior. Uma delas pintada de branco e a outra de preto. Uma lampada de filamento é colocada entre estas calotas e permite submeta-las a uma mesma fonte de calor. A figura abaixo mostra esta montagem:


Todo o experimento é controlado através do Arduino e para a medida de temperatura utilizamos o sensor LM35. Este sensor é colocado em contato com a superfície externa da calota do lado oposto a lâmpada.



O terminal central deve ser conectado a uma porta analógica do Arduino. O valor de temperatura é dado aproximadamente pela relação:

Valor de temperatura (graus Celsius) = valor lido em volts/100

Instruções para a programação:

1. É necessário ligar a lâmpada e ao liga-la devemos iniciar a coleta de dados nos dois sensores LM35. Para isso utilizamos um relé.
2. Transcorrido um dado intervalo de tempo o sistema deve desligar automaticamente a lâmpada para evitar super-aquecimento e gasto de energia desnecessário. 
3. A leitura realizada em cada porta analógica deve ser transformada para graus Celsius. 














Um comentário:

  1. A página está incompleta?
    Não fala como faz, nem qual o código do Arduino, os resultados obtidos.
    (sem falar que o título remete a outro experimento, o de emissão do corpo negro e não da diferente absorção da luz por corpos negros e brancos)

    ResponderExcluir